terça-feira, 27 de abril de 2010

“É namoro ou amizade?”



     Há quem duvide; mas acredito que possa existir amizade sincera entre um homem e uma mulher e, que esta amizade entre sexos, tem muito mais a ver com as características individuais, ideologias, histórias e cumplicidade partilhadas do que com o gênero propriamente dito.

     Homens e mulheres têm muito a oferecer e, dividindo experiências, pode levar o outro a solucionar problemas mais facilmente. Homens se dizem mais práticos e mulheres mais complexas, então se uma mulher pedir conselho a um homem, certamente terá uma visão mais clara, chegando mais diretamente ao ponto “x”da questão ao invés de ficar interpretando aquilo que não se vê. A mulher por sua vez é boa ouvinte, demonstra compreensão, interesse e disponibilidade para fazê-lo entender sob o ângulo feminino.

     Considerando ainda que no mundo modernizado o homem esteja mais amigo de sua porção feminina e as mulheres ocupando cargos e responsabilidades outrora somente ocupados pelos machos, quase extintos, ter uma relação amigável com o sexo oposto se torna quase uma estratégia.

     Essa sinergia entre os dois sexos se forma devido a pontos em comum, gestos, comportamentos, pensamentos e talvez quem tenha tamanha dificuldade ou tenha como impossível o relacionamento com o sexo oposto, apenas afetivo e não relacionado à sensualidade, pode ter guardado, a sete chaves, uma dificuldade em relação ao sexo oposto em si mesmo e então acabam caindo na generalização preconceituosa e se privando de uma relação leve, leal e sem interesses.

     Amizade é uma relação extremamente necessária, mas não podemos deixar de analisar e agir com cautela na dimensão que cada uma delas terá e ocupará. Traçar uma plataforma dessa relação entre sexos será importante, pois sabemos bem, não esqueçamos nem nos enganemos que homem é homem e mulher é mulher e pode ser que haja uma tensão sexual imposta pelos hormônios. Saber que há limite com aquela pessoa é algo que acontece não somente se tratando de sexos opostos, afinal, dependendo do assunto, programa, dia, hora e circunstância em geral você vai escolher para quem vai dar aquele telefonema: homem ou mulher, Fulana, Beltrana, Cicrana...

     Mulheres e homens maduros vêem no sexo oposto uma possível amizade, uma possível troca de experiências saudáveis. Mulheres imaturas vêem o homem somente como o grande oportunista e o homem puro oportunismo não se relaciona com mulheres inteiras. Homens imaturos vêem mulheres como um corpo e mulheres que são apenas um corpo não se relacionam com homens inteiros.
Do Balaio da Thais