quinta-feira, 20 de maio de 2010

Meus Planos 2010

       Ao final de cada ano faço uma avaliação dos últimos 365 dias que se passaram e, antes mesmo de estourar o champanhe, posso compartilhar comigo mesma as metas para os próximos 365 dias.

       Já até tentei me desligar desse ritual; mas ele realmente faz parte de mim, algo que já fez suas raízes e é uma das minhas tantas loucuras ou neuras. Acho que pode até faltar pernil ou farofa, mas essa auto-análise nunca.

       Em pleno mês de número cinco, olho para trás e algumas metas acabei não cumprindo. Faço um exercício enorme para não deixar que a autocrítica me desmotive ou faça com que eu carregue esse pesinho nos ombros: “faltou isso” ou “não fez aquilo, heim?!”.

       Analiso e vejo que a vida não acontece exatamente como planejamos e que isso é muito bom. Esse fato nos coloca de cara com o desprendimento, abrir mão de algo, e se olharmos com cautela e não com sentimento de culpa, poderemos perceber que o fato nos levou a um caminho de experiências necessárias.

       As expectativas que criamos ao longo da vida são extremamente importantes para alcançarmos a satisfação futura; mas isso não significa estar preso a algo que queremos que aconteça a qualquer preço, pois muitas vezes não teremos aquilo, não chagaremos aquele lugar, não estaremos com aquela pessoa ou naquele emprego.

       Se ao traçar planos também estivermos abertos a possibilidades não inclusas é bem capaz que alcancemos êxito mais facilmente- o êxito da realização; mesmo que não tenha sido exatamente como havíamos planejado a realização será palpável. E não nos esqueçamos do tempo necessário para desfrutar o conquistado sem se deter no que ficou para trás ou já focar na safra seguinte. Aprecie cada momento.

       Não me descabelo com a tal lista, mas ela está aqui em mãos!

Do Balaio da Thais