quarta-feira, 30 de junho de 2010

Memória

me.mó.ria

sf (lat memoria) 1 Faculdade de conservar ou readquirir idéias ou imagens. 2 Lembrança, reminiscência: Memória do passado. ( Michaelis - Moderno Dicionário da Língua Portuguesa)

       Você já ouviu alguém contar em uma roda de amigos alguma história que o envolva e você escuta atônito e depois pergunta – “isso aconteceu mesmo?” . Na verdade nem está duvidando apenas no momento simplesmente não se recorda, acha até que é bem a sua cara o que foi contado, então fica aquela sensação – “como é que eu não lembro disso?”.
       Hoje li que a missão do Google é “organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal”. Eu sou viciada no Google, acho fantástico como consigo encontrar quase tudo . Mas seria bem interessante se tivessemos um mecanismo de busca similar para ajudar a nossa memória não é? Pensar em algo e em milésimos de segundos vir a memória tudo o que sabemos sobre isso. Na verdade acho até que possuímos essa ferramenta embora os dispositivos de censura sejam bem mais sofisticados, bloqueiam algumas lembranças sem nem sabermos o motivo ao certo.
       Ter a alternatva de catalogar “manualmente” cada lembrança seria muito eficiente! Por exemplo pensar em Vila Velha e aparecer tópicos e mais tópicos de tudo o que vivi por lá, então selecionar o que realmente eu quero guardar:

- Hum, Isso aqui foi espetacular então vai pro topo da lista.
- Nossa! Que fútil! Vai pra lixeira com certeza.
- ahahah que hilário! Preciso mesmo guardar esse dia...

E assim por diante!

       Eu mesma não me lembro de muitas coisas da minha própria vida, já até recebi por um tempo o apelido de “DORY” (isso mesmo, a esquecidinha do desenho “Procurando Nemo”). Já me preocupei bastante com isso, hoje nem tanto, me conformo em saber que no momento ideal vou me lembrar do que for necessário, se não me lembrar é porque não era tão importante e vital.
       Em compensação existem situações que me esforço para manter sempre na memória, em manter com “vida” algumas lembranças. Como por exemplo tudo relacionado a minha avó paterna, uma pessoa especialíssima! Fazia o tipo de prosa fácil, daquelas pessoas que a gente quer apresentar pra todo mundo. De origem humilde, mas de sabedoria digna de Salomão.
       Na impossibilidade de catalogar depois as lembranças prefiro hoje descartar episódios desagradáveis, seja uma indisposição com um desconhecido numa fila de supermercado, ou uma desavença com uma amiga do peito. Não importa! Espero que meus mecanismos de autocensura façam atualizações cada vez mais constantes e que eu consiga filtrar na memória apenas informações que possibilitem um crescimento pessoal. Nisto estou incluindo idéias e lembranças as vezes não tão agradáveis, mas quem é que não amadurece com dificuldades e tristezas?
       O que guardamos na memória nos mostra como chegamos onde estamos, e como somos! Eu me impressiono em como o passado afeta o presente e a partir do momento que temos essa percepção podemos tornar mais prazeroso viver o hoje imaginando o tipo de lembranças que teremos no futuro. Já anseio até que no futuro o tal mecanismo de autocensura se torne obsoleto e desnecessário...

Do Balaio da Martinha